Noticias
Presidente da Câmara Eliel Silvino faz resumo dos primeiros meses de trabalho
A cada dia que vai passando, mais nítida vai ficando a percepção de que esta nova Câmara Municipal se apresenta como uma seleção de vereadores, cada qual com suas propostas, mas todos buscando um ponto de encontro. Independente de cores de partido, todos os vereadores procuram uma forma de atuação conjunta em prol de todos os cidadãos.
Sob a direção do presidente Eliel Silvino, a nova Câmara Municipal tem tudo para transformar as demandas da população em atitudes condizentes com aquilo que se espera. Apesar de estar em seu primeiro mandato, o presidente da Câmara tem se mostrado um político com preparo, latitude de ideias, propostas e atitudes.
A nova Câmara trabalha em parceria com a prefeitura no sentido de promover através da troca de impressões e do diálogo político, as melhorias que a cidade precisa. A nova Câmara não faz oposição, mas também não se omite de seu ofício por excelência que é fiscalizar. A nova Câmara deseja colaborar com o Poder Executivo, mas na condição de Poder autônomo.
Aberto ao diálogo com todos os funcionários que o procuram a fim de tratar de assuntos com relação ao trabalho ou mesmo pessoais, Eliel Silvino recebe a todos sempre com um sorriso sincero, mostrando interesse pelos seus problemas e disposto a ajuda-los.
A verdade é que ao assumir o mandato, o presidente do Parlamento percebeu que o servidor efetivo estava sem estímulo. E não era a questão salarial. Estava faltando motivação. O presidente da Casa conseguiu restaurar este idealismo. Hoje todo servidor, do vigilante ao diretor de controle, são importantes. Todos tem alguma relevância na logística funcional da Casa.
Quanto à equipe funcional de cargos em comissão, percebe-se uma seleção de escolha pelo mérito de pessoas capazes dentro daquilo que os ofícios de seus cargos lhes competem.
Com o intuito de escutar as ideias, reclames e sugestões de todos os estratos sociais, o presidente do Legislativo pretende colocar em prática as sessões itinerantes para debater in loco com os cidadãos os problemas relativos aos seus bairros, distritos, colônias e zonas agrárias.
Aos 46 anos, casado com a senhora Eliziane Silvino, professora, pai de Juliane Silvino, formada em enfermagem, e de Eliel Junior, formando em Direito, Eliel Silvino é natural de Guajará-Mirim. Na infância trabalhou na roça para ajudar no sustento da família. Estudou o ensino primário e ginasial na escola do bairro da Comara. Concluiu o ensino médio na Escola Rocha Leal. Policial Militar, também é formado em pedagogia e Direito Processual Civil.
Torcedor do Flamengo, como hobby costuma reunir-se com amigos nos finais de semana. Gente de sabor popular, é fácil avistá-lo quase todos os sábados no Mercado Municipal de conversa com as pessoas e comprando as hortaliças para casa.
Em maio a Câmara Municipal conquistou o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública, que mede o nível de transparência das informações dos órgãos públicos. O Selo conquistado pela Câmara representa o alcance de 85,56% do índice que mede o nível de transparência.
Sob sua condução, a nova Câmara tem passado por uma série de revisões nas normativas, métodos e sistemas que colocam a instituição dentro de níveis e índices dos objetivos maiores. O trabalho que hoje desenvolve é digno daquilo que se espera da presidência e merece aprovação.
Texto/Foto: Fábio Marques
Câmara Municipal realiza 1º Arraial Beneficente
O arraial que terá início a partir das 19h, será mais uma opção de lazer e divertimento para a população neste período de festas juninas, e estará recebendo doações de alimentos não perecíveis que será posteriormente distribuído aos mais necessitados.
Durante o arraial haverá vendas de comidas típicas, apresentação de quadrilhas juninas e de artistas locais, e apresentações dos bois-bumbás.
O evento destina-se a proporcionar à entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, a oportunidade de arrecadar recursos para ajudar na missão humana de ajuda às pessoas vulneráveis que necessitam do apoio dessas entidades, ressaltou o Vereador Davino Serrath.
O Presidente da Casa o Vereador Eliel, ressaltou o incondicional apoio à causa, com a montagem e preparação da estrutura do evento, salientando a importância de aproximar cada vez mais a sociedade e vereadores através de ações sociais que enobrece o parlamento.
Texto: Câmara Municipal de Guajará-Mirim
Fonte: Jornalista Aluízio da Silva
Vereadora Cordélia Santana apresenta projeto de combate à violência contra professores
A vereadora Cordélia Santana (PDT), colocou para apreciação do Plenário da Câmara Municipal na Sessão Ordinária de terça-feira (10), Projeto de Lei que institui medidas de prevenção e combate à violência contra professores e demais membros do sistema funcional de Educação.
Em seu discurso, a vereadora disse que a matéria em destaque apela para o sentimento de urgência, responsabilidade e respeito. “É com muita tristeza e indignação que acompanho quase que todos os dias notícias que refletem uma triste realidade. Agressões físicas e verbais a professores por alunos e pais de alunos que não compreendem o valor e o ofício por excelência da Educação”.
A proposta da edil coloca em realce na sua redação campanhas educativas, protocolos de atendimento imediato em casos de agressão e apoio psicológico. “Não podemos permitir que o ambiente escolar, que deveria ser um espaço de construção de conhecimento e cidadania, se transforme em cenário de violência e intimidação”, ressaltou.
O Projeto de Lei da vereadora do PDT acontece no momento oportuno. Há uma semana ocorreu um registro de agressão à um professor que acabou chocando tanto a classe docente como a todo o circuito social de Guajará-Mirim. O fato ocorreu numa escola no centro da cidade.
Texto: Fábio Marques
Foto: Câmara Municipal de Guajará-Mirim
Emocionante Homenagem na Sessão da Câmara Municipal de Guajará-Mirim
Na sessão de terça-feira (10), o vereador Gecildo Barroso realizou um discurso emocionante em homenagem ao seu pai, o ex-vereador Antônio Barroso da Cunha, em data que marca 35 anos de seu falecimento, ocorrido em 10 de junho de 1990.
Antônio Barroso da Cunha foi vereador nos períodos de 1982 a 1988 e de 1989 a 1990. Homem de origem humilde e trajetória marcante, foi agricultor, trabalhador da estrada de ferro, gerente de seringal e comerciante, sempre comprometido com o desenvolvimento de Guajará-Mirim.
A Câmara Municipal de Guajará-Mirim, por meio de seu presidente, vereador Eliel Nunes Silvino, presta uma justa homenagem e agradece os relevantes serviços prestados pelo cidadão Antônio Barroso da Cunha ao nosso município.
Vereador ELIEL NUNES SILVINO - Presidente da Câmara Municipal de Guajará-mirim

(E)Vereadores João Vanderlei, Gecildo Barroso, Cordélia, Eliel e Elias Crispim.
Foto: Câmara Municipal de Guajará-Mirim
Vereador Sérgio Bouez solicita médico neuropediatra para o hospital regional
Em Indicação que apresentou à consideração do Plenário na Sessão Ordinária da última terça-feira (17), com despacho para o Governador do Estado de Rondônia e cópia para a Secretaria de Estado da Saúde, o vereador Sérgio Bouez solicitou a contratação de um médico neuropediatra para atuação no novo Hospital Regional de Guajará-Mirim.
Em sua justificativa, o vereador pontuou que Guajará-Mirim e sua região circunvizinha há muitos anos carecem de atenção médica na área de neuropediatria, o que tem tornado difícil a vida de famílias cujos filhos apresentam problemas neurológicos complexos como Transtorno do Espectro Autista, paralisia cerebral, epilepsia infantil, atraso no desenvolvimento psicomotor, entre outros.
Segundo o vereador, o Novo Hospital Regional, pelo processo de expansão de serviços, poderia ampliar sua logística funcional com a atenção médica de neuropediatria, cuja ausência obriga muitas famílias a se deslocarem até Porto Velho ou outras cidades, situação que acarreta longas esperas, prejuízos à saúde e ao desenvolvimento das crianças.
Ainda de acordo com Sérgio Bouez, a presença deste profissional não apenas iria desafogar os centros especializados da capital, mas também garantir a equidade no acesso à saúde, em especial, às crianças da região de fronteira que muitas vezes enfrentam múltiplas vulnerabilidades.
Texto: Fábio Marques
Foto: Câmara Municipal de Guajará-Mirim
Servidores da Câmara Legislativa participam da Oficina Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Durante o período de 5 a 7 de maio de 2025, os servidores Wilque Soares – Diretor de Tecnologia e Informação, Lindiberto Caldeira – Técnico de Informática e, Keury Urquieta – Coordenador de Processo legislativo, participaram da Oficina de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo-SAPL. A oficina foi realizada na Cidade de Porto Velho no auditório do SEBRAE-RO, é uma iniciativa do Senado Federal através do Instituto Legislativo Brasileiro – Interlegis.

A Oficina é voltada para Parlamentares e servidores das casas legislativas e tem por objetivo a capacitação desses servidores a implantarem o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, fazendo sua configuração e alimentação com dados relativos ao processo legislativo, desde a entrada da proposição, sua tramitação até a deliberação no plenário.

“Capacitar os servidores desta Casa, nos mais diversos campos da administração legislativa municipal, visa proporcionar a qualificação e otimização dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara, sempre buscando um grau de excelência na prestação do serviço público”, afirmou o Vereador Eliel Nunes Silvino, Presidente da Câmara Municipal.
Texto: Diretoria de Tecnologia e Informação
Fotos: Interlegis
Mensagem da Câmara Municipal em homenagem aos Trabalhadores
Neste 1º de Maio, data em que se celebra o Dia do Trabalho, gostaria de parabenizar a todos os trabalhadores guajaramirenses que todos os dias batalham pelo desenvolvimento do município.
O trabalho digno, honesto e responsável é essencial para qualquer cidadão e para sua elevação como pessoa humana. Por meio do trabalho é que corremos atrás da nossa missão pessoal e encaramos os desafios que nos impulsiona a melhorar nossos papéis na sociedade em prol do bem comum.
Parabéns a todos os servidores Públicos Municipais e trabalhadores em geral que dia-a-dia se esforçam no intuito tanto de garantir sustento para suas famílias como para melhorar suas condições de vida.
Que Deus os iluminem e que o produto de seus trabalhos traga cada vez mais avanços para a cidade que tanto amamos.

ELIEL NUNES SILVINO
Presidente da CMGM
Alunos da Escola Toufia visitam a Câmara Municipal
O Projeto “Guajará-Mirim, ontem e hoje”, desenvolvido pelo corpo docente da Escola Toufia Tanous Bouchabiki, visa enriquecer o conhecimento dos alunos com história de Guajará-Mirim. Faz parte do projeto a visita a Órgãos Públicos do Município.
Na manhã de sexta-feira (25), alunos do 8º Ano Fundamental 2, que estavam acompanhados pela Professora Sandrine Mayara, fizeram uma visita a Câmara Municipal de Guajará-Mirim e foram recebidos pelo Vereador Sargento Eliel, presidente da Casa Legislativa.
As alunas Souphia, Arielly, Tifanny, Maria Luiza e o aluno Jorge, afirmaram que foi muito interessante a apresentação do Presidente sobre os trabalhos desenvolvidos pela Câmara Municipal. Os alunos também se mostraram muito felizes em participar do início de uma reunião extraordinária que estava acontecendo e contou a presença dos Vereadores.
Os alunos afirmaram ainda que ficaram muito alegres e satisfeitos com a ótima recepção quer tiveram do Presidente e dos funcionários da Câmara.
Foto/Texto: Diretoria de Tecnologia e Informação
Mensagem da Câmara Municipal em homenagem aos povos indígenas
Dia 19 de Abril comemora-se o Dia dos Povos Indígenas. Povo nativo deste imenso Brasil, a população indígena, por ser a autêntica representação das origens deste país, merece todo o respeito e atenção de todos os cidadãos.
Em nome da unidade social e cultural entre os povos, a Câmara Municipal de Guajará-Mirim, através de seu presidente, aproveita o ensejo para manifestar o apoio às populações indígenas e ao desenvolvimento econômico e educacional para os povos indígenas de modo a preservar suas culturas e tradições a fim de englobá-los na chamada sociedade.
ELIEL NUNES SILVINO
Presidente da CMGM
Ações do documento