Presidente da Câmara Eliel Silvino faz resumo dos primeiros meses de trabalho
A cada dia que vai passando, mais nítida vai ficando a percepção de que esta nova Câmara Municipal se apresenta como uma seleção de vereadores, cada qual com suas propostas, mas todos buscando um ponto de encontro. Independente de cores de partido, todos os vereadores procuram uma forma de atuação conjunta em prol de todos os cidadãos.
Sob a direção do presidente Eliel Silvino, a nova Câmara Municipal tem tudo para transformar as demandas da população em atitudes condizentes com aquilo que se espera. Apesar de estar em seu primeiro mandato, o presidente da Câmara tem se mostrado um político com preparo, latitude de ideias, propostas e atitudes.
A nova Câmara trabalha em parceria com a prefeitura no sentido de promover através da troca de impressões e do diálogo político, as melhorias que a cidade precisa. A nova Câmara não faz oposição, mas também não se omite de seu ofício por excelência que é fiscalizar. A nova Câmara deseja colaborar com o Poder Executivo, mas na condição de Poder autônomo.
Aberto ao diálogo com todos os funcionários que o procuram a fim de tratar de assuntos com relação ao trabalho ou mesmo pessoais, Eliel Silvino recebe a todos sempre com um sorriso sincero, mostrando interesse pelos seus problemas e disposto a ajuda-los.
A verdade é que ao assumir o mandato, o presidente do Parlamento percebeu que o servidor efetivo estava sem estímulo. E não era a questão salarial. Estava faltando motivação. O presidente da Casa conseguiu restaurar este idealismo. Hoje todo servidor, do vigilante ao diretor de controle, são importantes. Todos tem alguma relevância na logística funcional da Casa.
Quanto à equipe funcional de cargos em comissão, percebe-se uma seleção de escolha pelo mérito de pessoas capazes dentro daquilo que os ofícios de seus cargos lhes competem.
Com o intuito de escutar as ideias, reclames e sugestões de todos os estratos sociais, o presidente do Legislativo pretende colocar em prática as sessões itinerantes para debater in loco com os cidadãos os problemas relativos aos seus bairros, distritos, colônias e zonas agrárias.
Aos 46 anos, casado com a senhora Eliziane Silvino, professora, pai de Juliane Silvino, formada em enfermagem, e de Eliel Junior, formando em Direito, Eliel Silvino é natural de Guajará-Mirim. Na infância trabalhou na roça para ajudar no sustento da família. Estudou o ensino primário e ginasial na escola do bairro da Comara. Concluiu o ensino médio na Escola Rocha Leal. Policial Militar, também é formado em pedagogia e Direito Processual Civil.
Torcedor do Flamengo, como hobby costuma reunir-se com amigos nos finais de semana. Gente de sabor popular, é fácil avistá-lo quase todos os sábados no Mercado Municipal de conversa com as pessoas e comprando as hortaliças para casa.
Em maio a Câmara Municipal conquistou o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública, que mede o nível de transparência das informações dos órgãos públicos. O Selo conquistado pela Câmara representa o alcance de 85,56% do índice que mede o nível de transparência.
Sob sua condução, a nova Câmara tem passado por uma série de revisões nas normativas, métodos e sistemas que colocam a instituição dentro de níveis e índices dos objetivos maiores. O trabalho que hoje desenvolve é digno daquilo que se espera da presidência e merece aprovação.
Texto/Foto: Fábio Marques