Vereadora Cordélia Santana apresenta projeto de combate à violência contra professores

por Wilque Soares da Silva publicado 26/06/2025 13h13, última modificação 26/06/2025 13h13
A vereadora enfatizou que a matéria em destaque apela para o sentimento de urgência, responsabilidade e respeito

A vereadora Cordélia Santana (PDT), colocou para apreciação do Plenário da Câmara Municipal na Sessão Ordinária de terça-feira (10), Projeto de Lei que institui medidas de prevenção e combate à violência contra professores e demais membros do sistema funcional de Educação. 

Em seu discurso, a vereadora disse que a matéria em destaque apela para o sentimento de urgência, responsabilidade e respeito. “É com muita tristeza e indignação que acompanho quase que todos os dias notícias que refletem uma triste realidade. Agressões físicas e verbais a professores por alunos e pais de alunos que não compreendem o valor e o ofício por excelência da Educação”. 

A proposta da edil coloca em realce na sua redação campanhas educativas, protocolos de atendimento imediato em casos de agressão e apoio psicológico. “Não podemos permitir que o ambiente escolar, que deveria ser um espaço de construção de conhecimento e cidadania, se transforme em cenário de violência e intimidação”, ressaltou. 

O Projeto de Lei da vereadora do PDT acontece no momento oportuno. Há uma semana ocorreu um registro de agressão à um professor que acabou chocando tanto a classe docente como a todo o circuito social de Guajará-Mirim. O fato ocorreu numa escola no centro da cidade. 

Texto: Fábio Marques

Foto: Câmara Municipal de Guajará-Mirim