Noticias

por Eduardo Paes publicado 27/04/2023 11h23, última modificação 27/04/2023 11h23

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, 14 DE SETEMBRO DE 2020

por transparencia — publicado 17/09/2020 11h25, última modificação 17/11/2022 21h48

 

Dois Projetos de Lei do Poder Executivo foram lidos mas não votados na Sessão Ordinária que ocorreu na noite de segunda-feira (14) na Câmara Municipal. Os Projetos que foram sacados da Ordem do Dia estão pautados na Abertura de Crédito Adicional Suplementar e Abertura de Crédito Adicional Especial. Também foi para a leitura na Ordem do Dia uma indicação do vereador Raimundo Barroso (Podemos) em que sugere o pagamento do 14º salário aos servidores da Saúde que trabalham na linha de frente ao combate ao Corona-Vírus.

Apenas o vereador Augustinho Figueiredo (PSB) se pronunciou durante o Pequeno Expediente. Não houve o Grande Expediente. Abaixo os requerimentos de destaque.

Roberto do Mercado (Podemos): solicitou ao secretário de Obras e Serviços, Waldir Cordeiro, trabalho de roçado e limpeza na Praça dos Pioneiros.

Raimundo Barroso (Podemos): pede providências à Prefeitura para pagamento dos 40 por cento de insalubridade dos servidores municipais da Saúde e o pagamento de 350 Reais de indenização conforme Projeto de Lei de Indicação de sua autoria.

Mário César (MDB): solicita ao secretário de Obras e Serviços, iluminação nas praças públicas da cidade.

Isaac Lucas (DEM): Solicita ao secretário de Obras e Serviços, iluminação pública nos ramais do Bom Sossego, dos Macacos e Vai Quem Quer.

O VEREADOR

por transparencia — publicado 15/09/2020 11h32, última modificação 17/11/2022 21h48

 

Vereador é a “pessoa que verea”, ou seja, é o cidadão eleito para cuidar da liberdade, da segurança, da paz, do bem-estar dos municípios.

O eleitor, para ser vereador, precisa ser candidato; para ser candidato, precisa ser escolhido pela convenção do partido; para ser escolhido pela convenção do partido, precisa inscrever-se, assinando declaração em que consente ser candidato e apresentando prova de domicílio eleitoral e filiação partidária nos prazos legais.

Elegível é o candidato:

- que não seja parente, consanguíneo ou afim, até o segundo grau do prefeito em exercício, dentro dos seis meses anteriores ao pleito;

- que não exerça funções, cargos ou empregos, definidos em lei complementar, como comprometedores da normalidade e legitimidade das eleições;

- que não se utilize do poder econômico.

O servidor público municipal afasta-se do cargo, sem perda da remuneração até três meses anteriores ao pleito.

Os vereadores não poderão:

- firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.

- ser proprietários, controladores, ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público ou nesta exercer função remunerada.

Perderá o cargo o vereador:

- que infringir quaisquer proibições acima estabelecidas.

- cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar.

- que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões da Câmara Municipal, salvo licença ou missão por esta autorizada.

- que perder ou tiver suspenso os direitos políticos.

- que sofre condenação criminal em sentença transitada em julgado.

A inviolabilidade do vereador:

- O vereador não pode sofrer qualquer processo pelas suas opiniões, palavra e votos, contando que esteja:

- no exercício do mandato.

- na área do município em que exerce o mandato.

Entretanto, fora da vereança está sujeito a processo e condenação pela prática de infração penal como qualquer cidadão.

O vereador tem direito:

1- apresentar propostas de emenda à Lei Orgânica do Município.

2- apresentar projetos de lei ordinária e de lei complementar, projetos de decreto legislativo, projetos de resolução.

3- fazer requerimentos, escritos ou verbais.

4- sugerir indicações.

5- emitir pareceres, escritos ou verbais.

6- usar da palavra em plenário:

a) para falar sobre assunto de sua livre escolha.

b) para discutir qualquer proposição.

c) para suscitar questões de ordem.

d) para contraditar questões de ordem.

e) para apartear.

f) para fazer reclamações.

g) julgar as contas do Prefeito.

h) fiscalizar os atos do Prefeito, formulando as críticas construtivas e esclarecedoras.

ENCONTRO BINACIONAL À PROCURA DE CONSENSOS PARA A ABERTURA DOS PORTOS NA FRONTEIRA BRASIL BOLÍVIA

por transparencia — publicado 08/09/2020 12h30, última modificação 17/11/2022 21h48

SÉRGIO BOUEZ MEDIA ENCONTRO BINACIONAL À PROCURA DE CONSENSOS PARA A ABERTURA DOS PORTOS NA FRONTEIRA BRASIL BOLÍVIA

Sob a condução do presidente da Câmara Municipal, advogado Sérgio Bouez (PSB), aconteceu nesta terça-feira (01), no Porto Oficial da cidade, uma reunião com empresários, autônomos e autoridades de Guajará-Mirim e Guayaramerin. Dois assuntos fizeram parte da pauta do evento: a abertura dos portos de ambos os lados da fronteira e ponte binacional.

Dentre os presentes, o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha, o secretário Regional do Governo Estadual, Flávio Derzerti, membros da Associação Comercial, procuradorias tanto da Câmara como da Prefeitura, representações da Câmara e da Alcadia boliviana, agentes da diplomacia dos consulados dos países vizinhos, donos de empresas de transportes fluviais, líderes autônomos do transporte tipo rabeta, líderes de mototaxistas, dentre outros.

No consenso geral, todos desejam apenas uma coisa: uma saída para a situação imposta pelos decretos de Governos dos dois países e pelos órgãos de saúde que fecharam as fronteiras nas cidades-gêmeas por conta da paranoia da pandemia Corona-Vírus. Há pelo menos seis meses as porteiras que interligam os dois países estão fechadas.

Esta situação afeta a economia das duas cidades. Tudo está parado. O que todos estão querendo nada mais é que o retorno do livre trânsito comercial com respeito às normativas impostas pelas cartilhas dos órgãos de saúde e decretos de Governos. A continuar do jeito que está, os setores de transportes fluviais, moto-transporte, taxistas, cambistas de moedas, chapas, restaurantes, lanchonetes, comércio em geral e autônomos de todos os âmbitos estarão vendo minguadas suas economias e o sustento de suas famílias.

Na ocasião, falações com nítido sentido tendencial foram deitadas e roladas sobre o assunto por parte de alguns políticos locais experts em encantar serpentes e fazerem se escutar por ouvidos moucos. Objetivo como sempre, honesto consigo mesmo e com os outros, o presidente da Câmara sugeriu que, em proveito do encontro, se fizesse a confecção de um ofício consensual entre as prefeituras de ambos os países com apoiamento das Câmaras de fronteira e das pessoas presentes ao evento para a abertura comercial dos portos.

De acordo com as palavras do presidente do Legislativo, este documento com a firmação de acordo binacional trataria em seu bojo de um projeto viável com respeito aos protocolos que estão se fazendo precisos para o retorno normal do tráfego de produtos comerciais entre Brasil e Bolívia.

Montado e composto pela procuradoria da Câmara numa sala anexa ao espaço onde ocorreu o encontro, o documento com a proposta de mudanças nos decretos oficiais do Governo obteve a rubrica de todos os partícipes do evento. Este ofício deverá estar seguindo agora o trâmite normal de informação aos consulados de Brasil e Bolívia, Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa.

PONTE BINACIONAL

Em relação aos alardes de notícias que estão dando conta de que a ponte binacional estaria saindo através da cidade de Costa Marques, Sérgio Bouez garantiu a todos com provas palpáveis através de papel timbrado do Congresso Nacional, com assinatura do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), de que não existe nenhuma conversa oficial em Brasília a respeito. O que existe de fato é um projeto do DNIT aprovado desde 2008 para a construção da ponte Brasil-Bolívia através de Guajará-Mirim, com empenho no valor de 150 Milhões de Reais, mas que se encontra parado por motivo de escassez de recursos. A questão agora é batalhar para conseguir viabilizar este projeto.

De acordo com Sérgio Bouez, a ponte binacional depende também da criação de um comitê de vários setores sociais com fins de fiscalizar os trâmites do processo de construção desta ligação de trânsito com a Bolívia.

NOTA DE PESAR

por transparencia — publicado 08/09/2020 11h20, última modificação 17/11/2022 21h48

A Câmara Municipal, através de seu presidente, vem de público lamentar o passamento da senhora Alda Maria Menezes, ocorrido na manhã desta terça-feira, 08 de Setembro na cidade de Porto Velho.

Nascida no distrito de Abunã, Dona Alda trabalhou muito tempo como professora do quadro público federal. tinha 72 anos. Deixa filhos, netos e bisnetos.

Aos parentes e amigos que puderam desfrutar do convívio e da simpatia de Dona Alda Mesquita, a Câmara Municipal estende os seus mais sinceros sentimentos.

E que Deus conforte a todos neste difícil momento.

SÉRGIO ROBERTO BOUEZ DA SILVA

Presidente da CMGM

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, 31 DE AGOSTO DE 2020

por transparencia — publicado 03/09/2020 09h50, última modificação 17/11/2022 21h48

 

Cinco Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo foram votados e aprovados na Sessão Ordinária que ocorreu na noite de segunda-feira (31) na Câmara Municipal. Dentre as propostas, a criação dos cargos de coordenador do Fundo Municipal do Meio Ambiente e diretor de Finanças do Fundo Municipal do Meio Ambiente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os outros projetos foram pautados na Abertura de Crédito Adicional por excesso de Arrecadação dos blocos das proteções básicas e especiais – incremento especial para ações de combate ao Covid-19 e compra de EPIs e Abertura de Crédito Adicional Suplementar com anulação parcial do Orçamento Geral do município no exercício de 2020 a fim de efetivar ajustes necessários no Orçamento com o surgimento de novas despesas.

Quatro vereadores fizeram usos dos microfones da Casa Legislativa durante o Pequeno Expediente. Gilmar Oro Não (MDB), Mário César (MDB), Adão Laia (PC do B) e Isaac Lucas (DEM). Não houve o Grande Expediente. Abaixo os requerimentos de destaque.

Gilmar Oro Não: Expediu ofício para a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) em Porto Velho pedindo para que envie equipes de endemias para que desenvolvam ações de vigilância, prevenção e controle da malária e promoção da saúde nas aldeias Laje Velho, Laje Novo e Tanajura, locais onde tem havido aumento considerável da moléstia.

Adão Laia: solicitou aos deputados estaduais Marcelo Cruz e Jair Montes para que intervenham junto ao Governo do Estado para contratação imediata de vigilantes para as escolas estaduais, haja vista a alta incidência de furtos e vandalismo que ocorrem devido a falta de vigilantes.

Isaac Lucas: requereu ao secretário de Obras e Serviços Públicos, senhor Waldir Cordeiro, para que execute serviços de iluminação pública nas avenidas 12 de Outubro, 12 de Julho, Quintino Bocaiúva e Marcílio Dias, no bairro Tamandaré.

Augustinho Figueiredo: apresentou em plenário requerimento com cópias para o prefeito Cícero Noronha e para o secretário de Saúde, Douglas Dagoberto, pedindo que sejam adquiridos em caráter de urgência medicamentos para tratamento da doença Covid-19.

Mário César: Solicitou ao Conselho Municipal de Trânsito (Comtran) a colocação de placas indicativas com os nomes das ruas nas avenidas 15 de Novembro, Doutor Leverger e Princesa Isabel. O vereador emedebista também enviou ofício ao deputado estadual Edson Martins, em que solicita a disposição de um barracão de 100 metros para atender aos feirante no Mercado Municipal, há vista a chegada das chuvas na região.

SABATINA COM O PREFEITO

A pedido da Câmara Municipal, o prefeito Cícero Noronha participou desta reunião e foi chamado para compor a mesa plenária após a votação dos projetos. A convocação do prefeito deveu-se a reclamos acerca dos trabalhos executados pela prefeitura nas estradas do distrito do Iata através do Programa do Fundo para Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha). Na ocasião, o chefe do Executivo respondeu às perguntas e questionamentos dos vereadores.

MENSAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL ALUSIVA A SEMANA DA PÁTRIA

por transparencia — publicado 01/09/2020 11h34, última modificação 17/11/2022 21h48

 

Por ocasião do início da semana em que se celebra a independência do Brasil, a Câmara Municipal de Guajará-Mirim, através de sua presidência, aproveita o ensejo para parabenizar a população que graças à constância, valentia e esforços, trabalha todos os dias neste abençoado pedaço de terra chamado com amor e civismo por todos como Pátria Amada, com o objetivo de garantir melhorias de vida para suas famílias.

A Pátria é o local onde todos os que a habitam aspiram, além das condições favoráveis às suas precisões, também procuram se empenhar na obtenção de justiça social, progresso e bem estar para o conjunto da sociedade da qual participam. A Pátria é o local e espaço onde todos anseiam que se prospere apesar dos percalços ou momentos difíceis, fazendo o possível para fomentar o estímulo da esperança no progresso humano e nas relações sociais em todas as camadas.

É no sentido de perspectiva de construção de um Brasil mais condigno em valores de justiça e sociedade, que a Câmara Municipal parabeniza a todos os cidadãos, independente de distinção social, cultural ou econômica, que contribuem para a alavancagem, aceleração e progresso da Pátria Brasil, nesta semana em que se festeja a Independência do Brasil.

SÉRGIO ROBERTO BOUEZ DA SILVA
Presidente da CMGM

NOTA DE PESAR

por transparencia — publicado 28/08/2020 12h54, última modificação 17/11/2022 21h48

A Câmara Municipal, através de sua presidência, vem de público externar suas condolências à família do comerciante José Claudiomar Camelo, cujo falecimento ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 28 de Agosto.

Cláudio, como era mais conhecido, trabalhou por muito tempo como vendedor de uma empresa de grande suporte no ramo de produtos por atacado até se destacar como lojista no próprio negócio. Era proprietário da Camelo tintas, comércio situado na Avenida 15 de Novembro. Membro do Rotary Clube, Cláudio era uma pessoa boa gente, responsável e amante da paz social.

Neste momento de tristeza e infortúnio, a Câmara Municipal deseja a todos os que puderam desfrutar da amizade, convívio e afeição do saudoso José Claudiomar Camelo os mais sinceros sentimentos.

E que Deus conforte sua alma e também de sua família enlutada neste difícil momento.

SÉRGIO ROBERTO BOUEZ DA SILVA
Presidente da CMGM

OBRIGAÇÕES DO PRESIDENTE DA CÂMARA

por transparencia — publicado 28/08/2020 10h47, última modificação 17/11/2022 21h48

Compete ao Presidente da Câmara de Vereadores:

- dar posse aos suplentes de vereadores.

- exercer a chefia do Executivo Municipal, nos casos previstos na lei Orgânica do município;

- justificar a ausência de vereadores às reuniões plenárias e às reuniões ordinárias das comissões permanentes, quando motivada pelo desempenho de suas funções em comissões temporárias ou representando o legislativo.

- executar as deliberações do Plenário;

- manter correspondência oficial da Câmara nos assuntos que lhe são afetados;

- rubricar os livros destinados aos serviços da Câmara, podendo designar funcionários para tal fim;

- nomear e exonerar os funcionários dos Gabinetes dos vereadores, mediante solicitação deste;

- autorizar a despesa da Câmara e o seu pagamento, dentro dos limites do orçamento, observando as disposições legais;

- dar andamento legal aos recursos interpostos contra seus atos, de modo a direito das partes;

- providenciar a expedição, no prazo legal, das certidões que lhe forem solicitadas, bem como, atender a requisições judiciais;

- despachar toda matéria do expediente, podendo delegar competência ao Diretor Geral, inclusive o encaminhamento à Prefeitura de requerimentos aprovados pelo Plenário e proposições que devam ser encaminhadas às comissões;

- dar conhecimento ao Plenário, na última reunião ordinária de cada ano, dos trabalhos realizados durante a sessão legislativa;

- declarar prejudicada a proposição em face da rejeição ou aprovação de outra com o mesmo objetivo;

- dar conhecimento ao Plenário de despacho arquivando projeto que recebeu parecer contrário da Comissão de Constituição e Legalidade.

- para ausentar-se do Município por mais de 15 (quinze) dias, o Presidente deverá, necessariamente, licenciar-se na forma regimental.

- nos períodos de recesso da Câmara, a licença do presidente se efetivará mediante comunicação escrita ao seu substituto legal.

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, 24 DE AGOSTO DE 2020

por transparencia — publicado 26/08/2020 12h47, última modificação 17/11/2022 21h48

 

Apenas os vereadores Augustinho Figueiredo (PSB), Arão Wao Hara (PSB) e Isaac Lucas (DEM), falaram no Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal que ocorreu na noite de segunda-feira, 24 de Agosto. Não houve o Grande Expediente. O requerimentos de destaque são os seguintes:

Mário César: o vereador do MDB apresentou petição oficial com cópias para o deputado estadual Edson Martins e para o deputado federal Lúcio Mosquini, ambos do MDB, em que solicita estudo de viabilidade junto à Secretaria Estadual de Saúde, para a implantação do serviço de hemodiálise para atendimento na cidade de Guajará-Mirim e região.

Isaac Lucas: requereu ao secretário de Obras e Serviços Públicos, senhor Waldir Cordeiro, iluminação pública nas avenidas dos Seringueiros, Pioneiros e Novo Sertão, no bairro de Fátima. Isaac Lucas também solicitou ao secretário, iluminação pública na avenida Costa Marques, no bairro Triângulo.

Augustinho Figueiredo: apresentou requerimento com cópias para o deputado estadual Ismael Crispin, em que solicita a possibilidade de indicar junto ao Corpo de Bombeiros do Estado e ao Governador de Rondônia, a contratação terceirizada de bombeiro civil para atender as demandas dos quartéis de Rondônia, haja vista que muitos municípios ainda não possuem Corpo de Bombeiros.

O vereador Augustinho ainda designou ofício em que exige do secretário de Obras e Serviços Municipais, mais celeridade nos trabalhos de limpeza, encascalhamento e compactação das estradas do distrito do Iata que estão sendo efetuadas através do Fundo para Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha).

Arão Wao Hara: solicitou ao Conselho Municipal de Trânsito (Comtran), redutor de velocidade na Avenida Princesa Isabel, em frente a Casa do Índio (Casai). A Justificativa para o pedido do vereador se baseia na alta velocidade dos veículos que transitam naquela artéria viária causando riscos de acidentes. De acordo com o teor da redação, a colocação de uma lombada (Quebra-molas), trará mais segurança para pedestres, assim como dos próprios motoristas.

Projetos:

Um Projeto de Lei do Poder Executivo e outro do Poder Legislativo foram para a Ordem do dia. A proposta do Poder Executivo dispõe sobre gratificações extras, auxílio-alimentação, licença-saúde e demais auxílios para funcionários da Saúde que estão na linha de frente no combate ao Corona-vírus.

O Projeto de Lei do Poder Legislativo é uma proposta do presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB) e dispõe sobre a estipulação da jornada de 30 horas semanais para os assistentes sociais da Prefeitura.

MENSAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL ALUSIVA AO DIA DO SOLDADO

por transparencia — publicado 25/08/2020 11h26, última modificação 17/11/2022 21h48

Neste 25 de Agosto, data em que se celebra o Dia do soldado, a Câmara Municipal de Guajará-Mirim, através da sua presidência, aproveita o ensejo para homenagear os valorosos homens e mulheres que trajados em seus uniformes verdes-olivas, em muito contribuem para fortalecer a segurança, a defesa e proteção do País.

Exemplos de devoção à Pátria Amada, os soldados do Exército Brasileiro, além da obrigação por excelência que é a salvaguarda de nossas fronteiras e, portanto, da soberania nacional, também se destacam em trabalhos e ações sociais, aonde se sobressaem valores como civismo, disciplina, cidadania, caráter e responsabilidade.

SÉRGIO ROBERTO BOUEZ DA SILVA
Presidente da CMGM

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, 17 DE AGOSTO DE 2020

por transparencia — publicado 19/08/2020 11h55, última modificação 17/11/2022 21h48

 

De forma dinámica e versátil. Assim ocorreu a Sessão Ordinária da Câmara Municipal na noite de segunda-feira, 17 de Agosto. Apenas os vereadores Isaac Lucas (DEM) e Augustinho Figueiredo (PDT) fizeram uso da palavra no Pequeno Expediente. Não houve o Grande Expediente. Dois Projetos de Lei do Poder Executivo entraram na pauta de discussões mas foram tirados da Ordem do Dia por força de pedido de vistas do vereador Mário César (MDB).

O vereador Isaac Lucas colocou em destaque os trabalhos da Secretaria de Obras e Serviços nos ramais das áreas vicinais da cidade. Ressaltou a importância do ofício dos vereadores para o avanço destes trabalhos e os serviços prestados pela Câmara em prol da população.

O vereador Augustinho Figueiredo disse em seu discurso que requereu mudanças no sistema de transporte nos taxis e ônibus que se deslocam em viagem para Porto Velho. Devido à pandemia, os taxis são obrigados a levarem apenas dois passageiros. Augustinho quer que se eleve este numero para três. Quanto aos ônibus, pede que eleve a lotação para 70 por cento dos assentos.

Ao final de sua fala, Augustinho Figueiredo agradeceu ao presidente da Casa, Sérgio Bouez, pelo apoio que tem dado a todos os vereadores no execer de seus mandatos.

Abaixo os requerimentos de destaque:

Raimundo Barroso: solicitou ao deputado estadual Alex Silva, do Partido Republicano, a disposição de emenda na ordem de 20 Mil Reais para aquisição de implementos agrícolas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do município.

De acordo com Raimundo Barroso, tal solicitação deve-se em atendimento aos produtores rurais da Comunidade São Miguel, Km 14, BR 425, onde os mesmos passam por grandes dificuldades para realizar todos os trabalhos no preparo de suas terras para o plantio. E com a aquisição de maquinário para o arado, não há dúvidas de que consigam resultados positivos. Os produtos que produzem estes colonos são em sua maioria escoados e vendidos na feira livre do município.

Raimundo Barroso também fez pedido ao prefeito Cícero Noronha com cópias para o secretário de Obras e Serviços, Waldir Cordeiro para que realize operação de patrolamento, limpeza e encascalhamento juntamente com a manutenção e iluminação pública no Jardim das Esmeraldas.

Mário César: solicitou ao senador Confúcio Moura (MDB) a disposição de um aparelho de Raio X digital último modelo no valor de 145 Mil Reais para atender o município

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, 10 DE AGOSTO DE 2020

por transparencia — publicado 11/08/2020 12h49, última modificação 17/11/2022 21h48

Dois Projetos de Lei do Poder Executivo entraram na Ordem do Dia na Sessão Ordinária de segunda-feira (10).

A primeira proposta tratava de Abertura de Crédito no valor de 38 mil Reais para compra de artefatos de cimento con fins de fabrico de bloquetes e manilhas a serem usados no interior do estabelecimento penal. Tal abertura dá-se como contrapartida do Município em face a recursos e serviços oriundos do Estado.

A redação do segundo Projeto versava sobre Abertura de Crédito Adicional à arrecadação com destino para a Secretraria de Assistência Social no valor de 180 mil Reais para ajustes necessários em virtude de novas despesas. Pelo teor da proposta, estes recursos servirão para a aquisição de cestas básicas e kits higiene visando atender famílias carentes atingidas pela pandemia Corona-Vírus, de acordo com a lei Municipal de benefícios eventuais.

Dentre os requerimentos de destaque nesta reunião, um do vereador Mário César (MDB), em que solicita ao Secretário de Obras e Serviços, senhor Waldir Cordeiro, encascalhamento na Avenida 13 de Setembro, no bairro Serraria, ao lado da Escola Floriza Bouez, e outro do vereador Isaac Lucas (DEM), em que requer do secretário de Obras que providencie material de iluminação pública rural para atender os ramais do Soldado da Borracha, Cachoerinha e Semap.

Apenas o presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB), se pronunciou no Pequeno Expediente. Em seu discurso, o presidente fez cobranças à prefeitura e órgãos ambientais e de vigilância sanitária para que se coloque placas de avisos de proibição para evitar que banhistas utilizem as praias e igarapés ao redor da cidade. De acordo com as falas de Bouez, pessoas estão sendo autuadas e multadas por falta de informações.

O presidente ressaltou ainda a atuação da Câmara Municipal em relação ao combate e prevenção a pandemia Corona-Vírus e a disposição dos vereadores para votação e liberação de recursos tanto para a Secretaria de Saúde e para a Secretaria de Assistência Social buscando conjugar esforços para amenizar os casos da moléstis ou suprimir de vez o problema.

Por problemas de saúde o vereador Arão Wao Hara (PTB) não pôde participar deste fórum de debates. Por encontrar-se em viagem de interesse municipal, o vereador Augustinho Figueiredo (PDT), também não se fez presente.   

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA ALUSIVA AOS FESTEJOS PÁTRIOS DA BOLÍVIA

por transparencia — publicado 06/08/2020 11h14, última modificação 17/11/2022 21h48

Pelo transcurso do dia da independência da Bolívia, que acontece neste 06 de Agosto, a Câmara Municipal de Guajará-Mirim, na pessoa de seu presidente, Sérgio Bouez, vem através desta circular parabenizar a toda população do país vizinho pela passagem desta tão importante data cívica.

Na oportunidade, o presidente da Casa de Leis também vem atestar que como morador de um município fronteiriço com a Bolívia, pode comprovar todos os dias a parceria e a convivência harmoniosa com os irmãos bolivianos na região de Guajará-Mirim, que como parceiros importantes, em muito contribuem para o progresso e o desenvolvimento regional.

Felicidades, paz e prosperidade aos queridos e fraternos “hermanos” da pátria Bolívia.

SÉRGIO ROBERTO BOUEZ DA SILVA
Presidente CMGM

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, 03 DE AGOSTO DE 2020.

por transparencia — publicado 05/08/2020 12h13, última modificação 17/11/2022 21h48

A primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, após o recesso de Julho, ocorreu sem maiores embaraços. Por motivo de força maior, o presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB), não pôde participar deste fórum de debates. Na ocasião, o vice-presidente do Parlamento, Isaac  Lucas (DEM), assumiu o comando e ordenou com maestria toda a reunião. Não houve o grande expediente. No pequeno expediente falaram os vereadores Gilmar Oronão (MDB), Augustinho Figueiredo (PDT) e Adanildson Sicsú (PCdoB). Os requerimentos que tiveram destaques são os seguintes:

Sérgio Bouez (PSB): Requereu à Coordenadoria de Administração da Prefeitura de Guajará-Mirim medidas que se fizerem precisas para prover Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em favor dos funcionários públicos que trabalham no Cemitério Santa Cruz. A medida, de acordo com a petição do vereador, faz-se necessária e objetiva dar melhores condições de trabalho para estes funcionários, haja vista o resguardo com a saúde pública em tempos de pandemia.

João Vanderlei (PSDC): Solicitou à empresa Energisa que coloque em caráter de urgência 4 torres de transmissão de energia às margens do Rio Pakaas Novos com altura elevada de 8 para 14 metros. O pedido do vereador objetiva a entrada do Barco Hospital nas áreas ribeirinhas e indígenas, hoje impossibilitadas de receber atenção médica do aparato médico e fluvial que não consegue adentrar os limites de tais áreas por conta da obstrução das torres em altura abaixo da altura da embarcação.

Augustinho Figueiredo (PDT): Requereu à mesa plenária que seja enviado ofício ao prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha e ao Secretário Municipal de Saúde, Douglas Dagoberto, pedindo verificar a possibilidade de estender a gratificação aos agentes comunitários de saúde, a mesma que hoje está disposta para técnicos de saúde que trabalham no combate ao Corona-Vírus. O valor que solicita o vereador Augustinho é de 300 Reais.

Raimundo Barroso (PMN): Solicita informações sobre o cronograma a respeito da previsão do retorno do programa PSF Rural do município de Guajará-Mirim e distritos. De acordo com o teor da redação da petição do vereador, há vários reclames de pessoas que relatam a falta de atenção do Programa da Saúde Familiar nas áreas mais afastadas da cidade.

Mário César (MDB): Requereu ao Deputado Estadual Edson Martins, também do MDB, que envide esforços no intuito de conseguir Emenda Parlamentar para a aquisição de veículo tipo camionete para atender a Defesa Civil da cidade.

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, 03 DE AGOSTO DE 2020.

por transparencia — publicado 05/08/2020 12h05, última modificação 05/08/2020 12h07

A primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, após o recesso de Julho, ocorreu sem maiores embaraços. Por motivo de força maior, o presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB), não pôde participar deste fórum de debates. Na ocasião, o vice-presidente do Parlamento, Isaac  Lucas (DEM), assumiu o comando e ordenou com maestria toda a reunião. Não houve o grande expediente. No pequeno expediente falaram os vereadores Gilmar Oronão (MDB), Augustinho Figueiredo (PDT) e Adanildson Sicsú (PCdoB). Os requerimentos que tiveram destaques são os seguintes:

Sérgio Bouez (PSB): Requereu à Coordenadoria de Administração da Prefeitura de Guajará-Mirim medidas que se fizerem precisas para prover Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em favor dos funcionários públicos que trabalham no Cemitério Santa Cruz. A medida, de acordo com a petição do vereador, faz-se necessária e objetiva dar melhores condições de trabalho para estes funcionários, haja vista o resguardo com a saúde pública em tempos de pandemia.

João Vanderlei (PSDC): Solicitou à empresa Energisa que coloque em caráter de urgência 4 torres de transmissão de energia às margens do Rio Pakaas Novos com altura elevada de 8 para 14 metros. O pedido do vereador objetiva a entrada do Barco Hospital nas áreas ribeirinhas e indígenas, hoje impossibilitadas de receber atenção médica do aparato médico e fluvial que não consegue adentrar os limites de tais áreas por conta da obstrução das torres em altura abaixo da altura da embarcação.

Augustinho Figueiredo (PDT): Requereu à mesa plenária que seja enviado ofício ao prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha e ao Secretário Municipal de Saúde, Douglas Dagoberto, pedindo verificar a possibilidade de estender a gratificação aos agentes comunitários de saúde, a mesma que hoje está disposta para técnicos de saúde que trabalham no combate ao Corona-Vírus. O valor que solicita o vereador Augustinho é de 300 Reais.

Raimundo Barroso (PMN): Solicita informações sobre o cronograma a respeito da previsão do retorno do programa PSF Rural do município de Guajará-Mirim e distritos. De acordo com o teor da redação da petição do vereador, há vários reclames de pessoas que relatam a falta de atenção do Programa da Saúde Familiar nas áreas mais afastadas da cidade.

Mário César (MDB): Requereu ao Deputado Estadual Edson Martins, também do MDB, que envide esforços no intuito de conseguir Emenda Parlamentar para a aquisição de veículo tipo camionete para atender a Defesa Civil da cidade.

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, 03 DE AGOSTO DE 2020.

por transparencia — publicado 05/08/2020 11h56, última modificação 05/08/2020 11h56

A primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, após o recesso de Julho, ocorreu sem maiores embaraços. Por motivo de força maior, o presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB), não pôde participar deste fórum de debates. Na ocasião, o vice-presidente do Parlamento, Isaac  Lucas (DEM), assumiu o comando e ordenou com maestria toda a reunião. Não houve o grande expediente. No pequeno expediente falaram os vereadores Gilmar Oronão (MDB), Augustinho Figueiredo (PDT) e Adanildson Sicsú (PCdoB). Os requerimentos que tiveram destaques são os seguintes:

Sérgio Bouez (PSB): Requereu à Coordenadoria de Administração da Prefeitura de Guajará-Mirim medidas que se fizerem precisas para prover Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em favor dos funcionários públicos que trabalham no Cemitério Santa Cruz. A medida, de acordo com a petição do vereador, faz-se necessária e objetiva dar melhores condições de trabalho para estes funcionários, haja vista o resguardo com a saúde pública em tempos de pandemia.

João Vanderlei (PSDC): Solicitou à empresa Energisa que coloque em caráter de urgência 4 torres de transmissão de energia às margens do Rio Pakaas Novos com altura elevada de 8 para 14 metros. O pedido do vereador objetiva a entrada do Barco Hospital nas áreas ribeirinhas e indígenas, hoje impossibilitadas de receber atenção médica do aparato médico e fluvial que não consegue adentrar os limites de tais áreas por conta da obstrução das torres em altura abaixo da altura da embarcação.

Augustinho Figueiredo (PDT): Requereu à mesa plenária que seja enviado ofício ao prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha e ao Secretário Municipal de Saúde, Douglas Dagoberto, pedindo verificar a possibilidade de estender a gratificação aos agentes comunitários de saúde, a mesma que hoje está disposta para técnicos de saúde que trabalham no combate ao Corona-Vírus. O valor que solicita o vereador Augustinho é de 300 Reais.

Raimundo Barroso (PMN): Solicita informações sobre o cronograma a respeito da previsão do retorno do programa PSF Rural do município de Guajará-Mirim e distritos. De acordo com o teor da redação da petição do vereador, há vários reclames de pessoas que relatam a falta de atenção do Programa da Saúde Familiar nas áreas mais afastadas da cidade.

Mário César (MDB): Requereu ao Deputado Estadual Edson Martins, também do MDB, que envide esforços no intuito de conseguir Emenda Parlamentar para a aquisição de veículo tipo camionete para atender a Defesa Civil da cidade.

CÂMARA SOLICITA AO MP INTERVENÇÃO NA SAÚDE MUNICIPAL

por Lindiberto Caldeira publicado 19/05/2020 11h16, última modificação 17/11/2022 21h48
O pedido da Casa de Leis atende a reclames de vários setores do estrato social que requerem rápidas e efetivas respostas do falho sistema de saúde da cidade diante da pandemia corona-vírus que se alastra cada vez mais ceifando vidas e levando tristeza e dor para famílias e amigos.

Em ofício que protocolou na segunda-feira (18) junto ao Ministério Público do Estado de Rondônia, a Câmara Municipal de Guajará-Mirim solicitou àquele estamento que promova urgente ação judicial para intervenção no sistema de saúde municipal e na administração do Hospital Regional.

O pedido da Casa de Leis atende a reclames de vários setores do estrato social que requerem rápidas e efetivas respostas do falho sistema de saúde da cidade diante da pandemia corona-vírus que se alastra cada vez mais ceifando vidas e levando tristeza e dor para famílias e amigos.

De acordo coma nota oficial, a omissão do secretário municipal de Saúde quanto às questões e quesitos atinentes ao caso violam o princípio da publicidade e demonstra que a atual administração não tem condições técnicas para estar a frente da gestão de saúde em sua complexidade média e alta no âmbito do Hospital Regional de modo a enfrentar a pandemia com maior eficácia.

Pelo teor do documento, o pedido liminar para obstrução gerencial da Saúde Municipal objetiva proteger toda a população face ao problema da pandemia, uma vez que a Secretaria de Saúde não obteve êxito em garantir o direito à vida a todos os cidadãos. Na petição, a Câmara ainda solicita a adoção de medidas extremas ou ações que deem maior dinâmica ao processo, a disposição de equipe técnica, gestores com experiência em gerenciar crises, material de equipagem, logística, insumos e medicações de combate ao corona-vírus pelo prazo de pelo menos 12 meses.

Com uma situação fora do controle, Guajará-Mirim lidera hoje o ranking de óbitos no Estado de Rondônia e já registra 14 mortes para 36 casos positivos. Por não aceitar mais desculpas e medidas que apenas protelam o problema para se fragmentar em seguida, a Câmara Municipal resolveu apelar para esta sanção pragmática de eficácia prévia a fim de reduzir ou estancar de vez o número de pacientes com os sintomas da moléstia.

CORONA-VÍRUS: CÂMARA CONVOCA PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE PARA EXPLICAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO À DOENÇA

por Lindiberto Caldeira publicado 18/03/2020 13h33, última modificação 17/11/2022 21h48
Com as presenças do prefeito Cícero Noronha e do secretário de Saúde Douglas Dagoberto, ocorreu na noite de segunda-feira (16), a 6ª Sessão Ordinária do ano de 2020 da Câmara Municipal. Em razão da expansão do Corona-Vírus, moléstia que tem tomado conta dos assuntos em todos os âmbitos e níveis sociais, prefeito e secretário foram chamados à Casa de Leis para serem ouvidos sobre que medidas estariam sendo adotadas pela prefeitura e pela secretaria de Saúde para controle da doença.

CORONA-VÍRUS: CÂMARA CONVOCA PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE PARA EXPLICAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO À DOENÇA

Com as presenças do prefeito Cícero Noronha e do secretário de Saúde Douglas Dagoberto, ocorreu na noite de segunda-feira (16), a 6ª Sessão Ordinária do ano de 2020 da Câmara Municipal. Em razão da expansão do Corona-Vírus, moléstia que tem tomado conta dos assuntos em todos os âmbitos e níveis sociais, prefeito e secretário foram chamados à Casa de Leis para serem ouvidos sobre que medidas estariam sendo adotadas pela prefeitura e pela secretaria de Saúde para controle da doença.

Primeiro a ser ouvido, o secretário Douglas Dagoberto explicou de forma técnica as sanções a serem tomadas visando a contenção da pandemia. Afirmou que a secretaria hoje vistoria e controla tudo o que ocorre nas regiões vizinhas, distritos e também na Bolívia. Quanto aos casos suspeitos, disse que a secretaria também está tomando as medidas cabíveis em parceria com o Governo do Estado. “Coletas estão sendo efetuadas nos casos suspeitos e levadas para Porto Velho, uma vez que Guajará-Mirim não possui um sistema de análise para detectar o vírus e apontar de forma exata se a pessoa está ou não infectada”.

O secretário de Saúde terminou dizendo que tanto a secretaria como a prefeitura costuram a construção de um projeto com medidas normativas e tomadas de decisões visando o combate ao espectro e a proteção dos cidadãos.

Passada as falas do secretário, foi a vez do prefeito Cícero Noronha responder a sabatina que coordenou a Câmara. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo anunciou que o Palácio Pérola está tomando as devidas prescrições no sentido de evitar a entrada da bactéria Corona-Vírus na cidade. Reforçou dizendo que já publicou decreto mandando suspender as aulas em todas as escolas municipais e completou o discurso citando que está contando com o apoio do Exército, da Marinha e da Aeronáutica numa complexa relação de forças de combate aos nefastos efeitos da pandemia.

Ao final das falas do prefeito e do secretário de Saúde, o presidente da Câmara, advogado Sérgio Bouez (PSB), agradeceu as presenças e explicações. Quanto ao Corona-Vírus, Bouez acentuou que a primeira coisa a ser feita por aqueles que sentirem os sintomas, é não se dirigir ao hospital e nem aos postos de Saúde. Que procurem fazer uma ligação para os telefones disponíveis nestes centros médicos que a atenção será urgente e domiciliar.

Ao final, o presidente elencou uma série de medidas que estão sendo tomadas no âmbito de trabalho da Câmara Municipal com o intuito de controlar qualquer vestígio do vírus a circular ou infectar o ambiente, tais como a suspensão de eventos no plenário da Casa, colocação de cartazes de prevenção ao vírus, folga para empregados com baixa imunidade e redução de horário de trabalho a partir da próxima semana.

CÂMARA INFORMA

por Lindiberto Caldeira publicado 18/03/2020 13h30, última modificação 17/11/2022 21h48
Os principais sintomas são tosse, febre e dificuldade para respirar, levando em conta a existência de histórico de viagens ou acesso aos locais de transmissão 14 dias antes do início dos sintomas. 👈

Separamos aqui as orientações de como prevenir a doença, preservar a saúde, evitar pânico e combater a falta de informação. 😉

Os principais sintomas são tosse, febre e dificuldade para respirar, levando em conta a existência de histórico de viagens ou acesso aos locais de transmissão 14 dias antes do início dos sintomas. 👈

A orientação para prevenção do coronavírus Covid-19 são cuidados com a higiene e comportamentos em espaços coletivos. 🧐

• Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
• Utilize lenços descartáveis, jogue-os no lixo após o uso;
• Higienize frequentemente as mãos com água e sabão;
• Evite tocar olhos, nariz e boca;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal;
• Evite aglomerações.

E no combate ao novo coronavírus a informação é uma ferramenta indispensável! Sempre verifique a origem das notícias e a veracidade delas deve ser comprovada em fontes oficiais, combinado? 🤜🤛

Para saber ficaremos sempre informado novas notícias em nossa página, nosso OBRIGADO.

Câmara Municipal adota medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19)

por Lindiberto Caldeira publicado 18/03/2020 13h26, última modificação 17/11/2022 21h48
Diante disso, fica suspensa a realização de audiências públicas e sessões solenes , assim como eventos externos por meio da cedência do Plenário, de modo a evitar a aglomeração de pessoas, conforme o Ato da Mesa Diretora nº 1.786/CMGM/2020, publicado nesta segunda-feira (16).

Câmara Municipal adota medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19)

A Câmara Municipal de Guajará-Mirim adotou medidas emergenciais para prevenir o contágio de coronavírus (Covid-19) nos funcionários em geral e toda a população que frequenta a Casa de Leis.

Diante disso, fica suspensa a realização de audiências públicas e sessões solenes , assim como eventos externos por meio da cedência do Plenário, de modo a evitar a aglomeração de pessoas, conforme o Ato da Mesa Diretora nº 1.786/CMGM/2020, publicado nesta segunda-feira (16).

Além disso, a presidência pede que a população evite está em circulação aonde há muitas pessoas, e que procure a Casa de Leis apenas em casos específicos de forma a prevenir o contágio de funcionários e cidadãos.

Mesmo com as medidas de restritivas o trabalho dos parlamentares continua. As sessões ordinárias para votações de Projetos, realizadas sempre às segundas-feiras, serão mantidas normalmente, mas sem a presença do público. O trabalho dos vereadores em Plenário poderá ser acompanhado ao vivo pelo Facebook da Câmara:

Câmara Municipal De Guajará Mirim, onde as sessões são transmitidas em tempo real, permitindo a interação da população para enviar perguntas, sugestões e reivindicações.

CONTAMINAÇÃO

Os servidores que apresentarem sintomas da doença e que afirme para positivo para Covid-19, poderão ser afastados do serviço, conforme o decreto legislativo, como medida de conter o avanço do COVID-19 dentro do prédio do Legislativo Municipal.

HIGIENE

A Casa de Leis também disponibilizará álcool em gel para os funcionários e os orienta quanto às medidas preventivas necessárias para evitar a contaminação e disseminação do Coronavírus.
Segundo o presidente da Casa de Leis, Sergio Bouez, o momento é de agir com excesso de cautela. “Não podemos brincar, essa é uma doença grave e como agentes públicos temos que agir com seriedade e agilidade, para ajudar na prevenção da doença junto à população. Não podemos ser irresponsáveis, nossa Casa sempre recebe muitos cidadãos, nosso trabalho não vai parar, só vamos reduzir a presença do público, que poderá acompanhar e fiscalizar nosso trabalho de forma digital, por meio da Internet, com as transmissões ao vivo das sessões”, afirmou.

(Fonte: Assessoria de Comunicação)

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL – 09 DE MARÇO DE 2020

por Lindiberto Caldeira publicado 16/03/2020 14h16, última modificação 17/11/2022 21h48
Dentre os requerimentos em destaque figura o do vereador Augustinho Figueiredo em que solicita do prefeito Cícero Noronha a contratação imediata de todos os agentes comunitários da Saúde aprovados no ano de 2018 a fim de suprir as necessidades do município tendo em vista a preocupação com a dengue e outras doenças tropicais que aumentam no município.

Cinco matérias do Poder Executivo foram votadas e aprovadas na Ordem do Dia da Sessão Plenária que ocorreu na noite de segunda-feira, 09 de Março na Câmara Municipal. Após a dispensa da ata da sessão anterior, os vereadores Augustinho Figueiredo (PDT), Gilmar Oro Não (MDB), João Vanderlei (PSDC), Isaac Lucas (DEM), Mário César (MDB) e Adanildson Sicsú (PC do B) fizeram uso da palavra no pequeno expediente. Não houve o grande expediente.

Dentre os requerimentos em destaque figura o do vereador Augustinho Figueiredo em que solicita do prefeito Cícero Noronha a contratação imediata de todos os agentes comunitários da Saúde aprovados no ano de 2018 a fim de suprir as necessidades do município tendo em vista a preocupação com a dengue e outras doenças tropicais que aumentam no município.

Outro requerimento de relevo é o do vereador Isaac Lucas, que requereu ao secretário de Obras e Serviços, Valdir Cordeiro, a urgente iluminação na Avenida Antônio Correia (Ciclovia), entre as Avenidas Boucinhas de Menezes e Duque de Caxias. O vereador justifica seu pedido dizendo que este corredor viário encontra-se em péssimas condições de iluminação, o que dificulta o tráfego dos munícipes no período noturno.

Dentre os assuntos para discussão e votação na Ordem do Dia, entraram os projetos abaixo listados de autoria do Poder Executivo:

Projeto de Lei 016-2020, que autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder abertura de crédito adicional com abertura de programa e ficha ao Orçamento Geral do município com recursos do superávit financeiro dos exercícios de 2018 e 2019.

Projeto de Lei 019-2020, que autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder abertura de crédito adicional suplementar com abertura de ficha de anulação parcial no Orçamento Geral do município do exercício financeiro de 2020, com recursos da Semtas.

Projeto de Lei 022-2020, que institui ajuda de custo aos agentes comunitários de Saúde da Zona Rural no município e dá outras providências.

Projeto de Lei 029-2020, que institui o Programa Criança Feliz, que autoriza a contratação temporária de estagiários para atuar junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Projeto de lei 030-2020, que autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder a abertura de crédito especial ao Orçamento Geral do município no exercício financeiro de 2020, recursos de excesso de arrecadação.

A CONCESSÃO DE TÍTULOS DE CIDADANIA

por Lindiberto Caldeira publicado 16/03/2020 14h04, última modificação 17/11/2022 21h48
Os títulos de Cidadão Guajaramirense e Cidadão Emérito serão concedidos através de decretos-legislativos ás pessoas que radicadas ou não no município tenham reconhecidamente prestado relevantes serviços a Guajará-Mirim.

A CONCESSÃO DE TÍTULOS DE CIDADANIA

Os títulos de Cidadão Guajaramirense e Cidadão Emérito serão concedidos através de decretos-legislativos ás pessoas que radicadas ou não no município tenham reconhecidamente prestado relevantes serviços a Guajará-Mirim.
O título de Cidadão Guajaramirense será outorgado a pessoas naturais de outras cidades e o de cidadão Emérito aos nascidos em Guajará-Mirim.
Os projetos de decretos-legislativos concedendo títulos de cidadão Guajaramirense e de Cidadão Emérito serão instruídos com os seguintes documentos:
biografia circunstanciada da pessoa que se deseja homenagear.
Relação dos trabalhos e serviços prestados à cidade.
Não se admitirá propositura contendo mais um homenageado, nem emendas aditivas nesse sentido.
Os pergaminhos de títulos de Cidadão Guajaramirense e Cidadão Emérito e demais diplomas de honrarias conterão assinaturas do Presidente da Câmara e menção do autor ou autores do projeto de decreto legislativo.
Os projetos que receberem parecer favorável serão encaminhados para inclusão na ordem do dia a critério da presidência.
Caso o parecer seja contrário, o projeto será sumariamente arquivado.
Não se consideram serviços relevantes prestados a cidade os atos praticados por dever do ofício por autoridades constituídas.
É vedada a apresentação de projeto concedendo título de Cidadão Guajaramirense ou Emérito a pessoas no exercício de cargo eletivo, cargos executivos, por nomeação ou exercendo cargos em comissão nas esferas municipal, estadual ou federal.
As entregas dos títulos de Cidadão Guajaramirense e Cidadão Emérito serão feitas em reunião solene especialmente convocada pelo presidente da Câmara para esse fim.
Estando presente algum chefe de Executivo de qualquer esfera, poderá ser-lhe concedida a palavra.
Além de títulos de Cidadão Guajaramirense e Cidadão Emérito, a Câmara concederá outra honrarias estabelecidas em resolução própria.

AS REUNIÕES ORDINÁRIAS

por Lindiberto Caldeira publicado 16/03/2020 14h01, última modificação 17/11/2022 21h48
As reuniões da Câmara Municipal de Guajará-Mirim são realizadas às segundas-feiras a partir de 19:30 horas com duração máxima de duas horas e meia.

AS REUNIÕES ORDINÁRIAS

As reuniões da Câmara Municipal de Guajará-Mirim são realizadas às segundas-feiras a partir de 19:30 horas com duração máxima de duas horas e meia e constarão de:

1- Primeira parte: leitura da ata da sessão anterior.
2- Leitura dos requerimentos, moções e indicações dos vereadores.
3- Pequeno expediente.
4- Grande expediente
5- Ordem do dia
6- Explicações pessoais
7- Encerramento

A presença dos vereadores para efeito de número necessário para a abertura dos trabalhos deverá ser verificada pela lista respectiva e assinada por todos os vereadores.
Verificada a presença de pelo menos 1/3 (um terço) dos membros da Câmara, o Presidente abrirá a reunião dizendo “Há número regimental, declaro aberta a presente reunião” e, se não houver número regimental, aguardará no máximo 15 minutos; se persistir a falta de quorum, o Presidente declara que não haverá reunião.

Do Pequeno e Grande expediente

1- No pequeno expediente, dois vereadores poderão se inscrever e poderão falar por cinco minutos sem direito a apartes.

2- Ao orador que, por esgotar seu tempo, for interrompido em sua palavra, será assegurado o direito de ocupar a tribuna, em primeiro lugar, na reunião subseqüente, para completar o tempo regimental.

3- As inscrições dos oradores para o Pequeno e Grande expediente serão feitas em livro especial, de próprio punho na presença do 2º secretário e sob fiscalização do mesmo a partir das 19:00 horas.

Da Ordem do Dia

A ordem do dia será organizada pelo Presidente, observando-se o seguinte critério:
1- Vetos com prazos de deliberação esgotados;
2- matérias em regime de urgência;
3- Matérias de tramitação ordinária;
4- Matérias adiadas da reunião anterior;Matéria lidas em expediente e sujeitas à deliberação do plenário
O Vereador interessado em discutir a matéria deverá inscrever-se na forma do regimento e terá 10 minutos para usar a palavra, podendo fazê-la por apenas uma vez.

O vereador que usar a palavra na discussão não poderá desviar-se da questão em debate.
A nenhum vereador será permitido o uso da palavra sem que a tenha requerido e o Presidente autorizado.

Se o vereador pretender falar sem que lhe haja sido dada a palavra, ou permanecer na tribuna antirregimentalmente, o Presidente deverá adverti-lo e convidar-lhe a sentar.

Se o vereador insistir em perturbar a ordem ou andamento regimental de qualquer proposição, o Presidente deverá convidá-lo a retirar-se do recinto.

SEM TETOS PROCURAM CÂMARA PARA RESOLVER IMPASSE

por Lindiberto Caldeira publicado 13/02/2020 11h26, última modificação 17/11/2022 21h48
Cerca de trinta pessoas buscaram a Câmara Municipal na manhã de quarta-feira (12) com o intuito de procurar soluções para o impasse que estão vivendo. Há vinte dias estas pessoas, que representam 52 famílias, ocupam uma área de terra no bairro Santa Luzia. De acordo com seus reclames, reivindicam um local para poderem construir suas casas. E agora, após fazerem a limpeza dos terrenos e marcarem seus limites, apareceu um cidadão dizendo ser dono do espaço ocupado e pedindo que se retirem do local para não sofrerem as sanções legais.

Cerca de trinta pessoas buscaram a Câmara Municipal na manhã de quarta-feira (12) com o intuito de procurar soluções para o impasse que estão vivendo. Há vinte dias estas pessoas, que representam 52 famílias, ocupam uma área de terra no bairro Santa Luzia. De acordo com seus reclames, reivindicam um local para poderem construir suas casas. E agora, após fazerem a limpeza dos terrenos e marcarem seus limites, apareceu um cidadão dizendo ser dono do espaço ocupado e pedindo que se retirem do local para não sofrerem as sanções legais.

Em reunião com o presidente da Casa de leis, advogado Sérgio Bouez (PSB), estes sem tetos disseram que a área ocupada encontra-se ao total abandono há mais de vinte anos e estava servindo apenas como refúgio para marginais e para prática de todo tipo de ilícitos. Falaram que são pessoas de baixa renda que apenas querem um pedaço de terra para poderem residir de forma digna com suas famílias.

Atento à todos os meandros da situação, o presidente do Legislativo se propôs mediar este problema social. Disse que vai conversar pessoalmente com o proprietário do terreno ao qual muito conhece e sugerir um acordo que objetive assentar estas pessoas.

Uma próxima reunião entre estes cidadãos e o presidente da Câmara está marcada para sexta-feira (14) às 11 horas no Plenário da Casa.

O vereador Adanildson Sicsú (PC do B) e o procurador da Câmara, Doutor David Noujain acompanharam a reunião.

SEM TETOS PROCURAM CÂMARA PARA RESOLVER IMPASSE

por Lindiberto Caldeira publicado 13/02/2020 11h20, última modificação 16/08/2022 13h52
Cerca de trinta pessoas buscaram a Câmara Municipal na manhã de quarta-feira (12) com o intuito de procurar soluções para o impasse que estão vivendo. Há vinte dias estas pessoas, que representam 52 famílias, ocupam uma área de terra no bairro Santa Luzia. De acordo com seus reclames, reivindicam um local para poderem construir suas casas. E agora, após fazerem a limpeza dos terrenos e marcarem seus limites, apareceu um cidadão dizendo ser dono do espaço ocupado e pedindo que se retirem do local para não sofrerem as sanções legais.

Cerca de trinta pessoas buscaram a Câmara Municipal na manhã de quarta-feira (12) com o intuito de procurar soluções para o impasse que estão vivendo. Há vinte dias estas pessoas, que representam 52 famílias, ocupam uma área de terra no bairro Santa Luzia. De acordo com seus reclames, reivindicam um local para poderem construir suas casas. E agora, após fazerem a limpeza dos terrenos e marcarem seus limites, apareceu um cidadão dizendo ser dono do espaço ocupado e pedindo que se retirem do local para não sofrerem as sanções legais.

Em reunião com o presidente da Casa de leis, advogado Sérgio Bouez (PSB), estes sem tetos disseram que a área ocupada encontra-se ao total abandono há mais de vinte anos e estava servindo apenas como refúgio para marginais e para prática de todo tipo de ilícitos. Falaram que são pessoas de baixa renda que apenas querem um pedaço de terra para poderem residir de forma digna com suas famílias.

Atento à todos os meandros da situação, o presidente do Legislativo se propôs mediar este problema social. Disse que vai conversar pessoalmente com o proprietário do terreno ao qual muito conhece e sugerir um acordo que objetive assentar estas pessoas.

Uma próxima reunião entre estes cidadãos e o presidente da Câmara está marcada para sexta-feira (14) às 11 horas no Plenário da Casa.

O vereador Adanildson Sicsú (PC do B) e o procurador da Câmara, Doutor David Noujain acompanharam a reunião.

SEM TETOS PROCURAM CÂMARA PARA RESOLVER IMPASSE

por Lindiberto Caldeira publicado 13/02/2020 11h03, última modificação 13/02/2020 11h03
Atento à todos os meandros da situação, o presidente do Legislativo se propôs mediar este problema social. Disse que vai conversar pessoalmente com o proprietário do terreno ao qual muito conhece e sugerir um acordo que objetive assentar estas pessoas.

Cerca de trinta pessoas buscaram a Câmara Municipal na manhã de quarta-feira (12) com o intuito de procurar soluções para o impasse que estão vivendo. Há vinte dias estas pessoas, que representam 52 famílias, ocupam uma área de terra no bairro Santa Luzia. De acordo com seus reclames, reivindicam um local para poderem construir suas casas. E agora, após fazerem a limpeza dos terrenos e marcarem seus limites, apareceu um cidadão dizendo ser dono do espaço ocupado e pedindo que se retirem do local para não sofrerem as sanções legais.

Em reunião com o presidente da Casa de leis, advogado Sérgio Bouez (PSB), estes sem tetos disseram que a área ocupada encontra-se ao total abandono há mais de vinte anos e estava servindo apenas como refúgio para marginais e para prática de todo tipo de ilícitos. Falaram que são pessoas de baixa renda que apenas querem um pedaço de terra para poderem residir de forma digna com suas famílias.

Atento à todos os meandros da situação, o presidente do Legislativo se propôs mediar este problema social. Disse que vai conversar pessoalmente com o proprietário do terreno ao qual muito conhece e sugerir um acordo que objetive assentar estas pessoas.

Uma próxima reunião entre estes cidadãos e o presidente da Câmara está marcada para sexta-feira (14) às 11 horas no Plenário da Casa.

O vereador Adanildson Sicsú (PC do B) e o procurador da Câmara, Doutor David Noujain acompanharam a reunião.

CÂMARA DISCUTE AMPARO LEGAL PARA CONSTRUÇÃO DE MURO DA DISCÓRDIA

por Lindiberto Caldeira publicado 12/02/2020 11h20, última modificação 17/11/2022 21h48
A segunda sessão ordinária da Câmara Municipal no ano de 2020 ocorreu dentro dos conformes e sem maiores contratempos. O evento aconteceu no Plenário da Casa, que após receber ampla reforma, pôde acolher com maior conforto o público que se fez presente.

A segunda sessão ordinária da Câmara Municipal no ano de 2020 ocorreu dentro dos conformes e sem maiores contratempos. O evento aconteceu no Plenário da Casa, que após receber ampla reforma, pôde acolher com maior conforto o público que se fez presente.

Nesta reunião não houve a leitura da sessão da ata anterior, cuja despensa foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. 06 requerimentos foram levados à mesa de debates para votação.

No ponto alto das discussões, a questão da construção de um muro na orla fluvial no bairro Triângulo que obstruiu o espaço de cargas e descargas dos cidadãos ribeirinhos e povos das florestas que há mais de 50 anos faziam uso daquele local para escoarem seus produtos.

Protestos de toda espécie se fizeram ecoar através dos microfones do Plenário. De acordo com as palavras do vereador Mário César (MDB), este local está fechado hoje por conta dos interesses de um consórcio de empresas que faz a operação de travessia de passageiros para a Bolívia e está usando como pretexto o combate ao tráfico de drogas e a passagem de produtos importados que usuários deste porto sonegam ao fisco, quando na verdade a única precaução desta companhia é com o impulso de seus lucros através dos vultosos preços cobrados nas passagens.

O presidente do Legislativo, Sérgio Bouez (PSB), disse entender que este porto era de importância vital para os povos das florestas e ribeirinhos. Reiterou que a Câmara desde o começo desta celeuma sempre foi de posição contrária à construção da obstrução do acesso. Afirmou que há denúncias de pessoas afetadas junto ao MP e que a Câmara também expediu ofício à prefeitura cobrando responsabilidades sobre a situação.

Na ocasião, Bouez sugeriu que a Câmara formasse uma Comissão não oficial com o objetivo de destrinchar este embrulho de problemas e descobrir as conexões que findaram neste qüiproquó.

No final da reunião foram entregues 16 títulos de moção de aplausos aos policiais penais do Estado lotados em Guajará-Mirim. De autoria do vereador Adão Laia (PC do B) a outorga deve-se a transição dos agentes penitenciários para policiais penais.

CÂMARA REALIZA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020

por amorim — publicado 04/02/2020 15h48, última modificação 04/02/2020 15h48
Após a leitura da ata da sessão anterior e da expedição e recepção dos ofícios, o presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB), colocou os requerimentos dos vereadores como assuntos para discussão e votação. Ao todo, 09 petições foram levadas para apreciação dos edis.

A Câmara Municipal de Guajará-Mirim realizou na noite de segunda-feira (23), a primeira Sessão Ordinária do ano de 2020. O evento ocorreu na sala de reuniões especiais do Legislativo em razão do Plenário encontrar-se em reformas.

Após a leitura da ata da sessão anterior e da expedição e recepção dos ofícios, o presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB), colocou os requerimentos dos vereadores como assuntos para discussão e votação. Ao todo, 09 petições foram levadas para apreciação dos edis.

Os vereadores Augustinho Figueiredo (PDT), Arão Wao Hara (PTB), Gilmar Oronão (MDB), Isaac Lucas (DEM), Adão Laia (PCdoB) e Mário César (MDB), fizeram uso da palavra no pequeno expediente.

Muitos reclames e denúncias vieram à tona nesta primeira sessão. Arão Wao Hara falou de sua batalha em prol da classe indígena e reclamou que no decorrer do mandato da administração atual, nada de bom ocorreu para as comunidades silvícolas. Relembrou que 2020 é ano político e que estas pessoas vão começar a procurar os povos das florestas e classe indígena com o objetivo de angariar votos. Arão surpreendeu a todos ao afirmar que não pretende mais disputar cargo político e não vai concorrer na eleição municipal deste ano.

Exaltado, o vereador Mário Cesar, acabou rasgando o verbo ao tomar posição contrária á construção de uma parede no porto que era usado pelos ribeirinhos para carga e descarga de produtos de suas criações e plantações.

O vereador Isaac Lucas deu suporte ao discurso de seu colega de tribuna e realçou dizendo que hoje mais de oitenta famílias estão ao Deus-dará. Endossou mais ainda ao afirmar que a construção da muralha impede o direito de ir vir dos cidadãos do qual se refere a Constituição Federal. Disse que na placa da Construção existem vários brasões oficiais de instituições, dentre os quais, o da Prefeitura e outros órgãos. De acordo com o vereador, apenas a Prefeitura autorizou a construção, enquanto outros órgãos lavaram as mãos para a construção do monstrengo de tijolo e cimento.

Ao final da reunião, o presidente Sérgio Bouez agradeceu aos presentes e aos internautas que hoje acompanham o trabalho dos vereadores através da tecnologia digital via Facebook e do Portal Transparência da Câmara, falou da reforma que está havendo nas partes interna e externa da instituição visando melhor atender a todos os cidadãos que procuram o Poder Legislativo e concluiu dizendo que a Câmara vai continuar o seu trabalho na defesa dos direitos da população.

CÂMARA REALIZA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020

por amorim — publicado 04/02/2020 15h46, última modificação 17/11/2022 21h48
Após a leitura da ata da sessão anterior e da expedição e recepção dos ofícios, o presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB), colocou os requerimentos dos vereadores como assuntos para discussão e votação. Ao todo, 09 petições foram levadas para apreciação dos edis.

A Câmara Municipal de Guajará-Mirim realizou na noite de segunda-feira (23), a primeira Sessão Ordinária do ano de 2020. O evento ocorreu na sala de reuniões especiais do Legislativo em razão do Plenário encontrar-se em reformas.

Após a leitura da ata da sessão anterior e da expedição e recepção dos ofícios, o presidente da Casa, advogado Sérgio Bouez (PSB), colocou os requerimentos dos vereadores como assuntos para discussão e votação. Ao todo, 09 petições foram levadas para apreciação dos edis.

Os vereadores Augustinho Figueiredo (PDT), Arão Wao Hara (PTB), Gilmar Oronão (MDB), Isaac Lucas (DEM), Adão Laia (PCdoB) e Mário César (MDB), fizeram uso da palavra no pequeno expediente.

Muitos reclames e denúncias vieram à tona nesta primeira sessão. Arão Wao Hara falou de sua batalha em prol da classe indígena e reclamou que no decorrer do mandato da administração atual, nada de bom ocorreu para as comunidades silvícolas. Relembrou que 2020 é ano político e que estas pessoas vão começar a procurar os povos das florestas e classe indígena com o objetivo de angariar votos. Arão surpreendeu a todos ao afirmar que não pretende mais disputar cargo político e não vai concorrer na eleição municipal deste ano.

Exaltado, o vereador Mário Cesar, acabou rasgando o verbo ao tomar posição contrária á construção de uma parede no porto que era usado pelos ribeirinhos para carga e descarga de produtos de suas criações e plantações.

O vereador Isaac Lucas deu suporte ao discurso de seu colega de tribuna e realçou dizendo que hoje mais de oitenta famílias estão ao Deus-dará. Endossou mais ainda ao afirmar que a construção da muralha impede o direito de ir vir dos cidadãos do qual se refere a Constituição Federal. Disse que na placa da Construção existem vários brasões oficiais de instituições, dentre os quais, o da Prefeitura e outros órgãos. De acordo com o vereador, apenas a Prefeitura autorizou a construção, enquanto outros órgãos lavaram as mãos para a construção do monstrengo de tijolo e cimento.

Ao final da reunião, o presidente Sérgio Bouez agradeceu aos presentes e aos internautas que hoje acompanham o trabalho dos vereadores através da tecnologia digital via Facebook e do Portal Transparência da Câmara, falou da reforma que está havendo nas partes interna e externa da instituição visando melhor atender a todos os cidadãos que procuram o Poder Legislativo e concluiu dizendo que a Câmara vai continuar o seu trabalho na defesa dos direitos da população.

EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, CÂMARA FAZ APROVAR PACOTE DE PROJETOS

por amorim — publicado 22/01/2020 11h42, última modificação 17/11/2022 21h48
A Câmara Municipal de Guajará-Mirim realizou na manhã desta segunda-feira (20), a primeira Sessão Extraordinária do exercício de 2020. Nesta reunião, foram votados e aprovados 09 Projetos do Poder Executivo e duas matérias do Parlamento Municipal.

A Câmara Municipal de Guajará-Mirim realizou na manhã desta segunda-feira (20), a primeira Sessão Extraordinária do exercício de 2020. Nesta reunião, foram votados e aprovados 09 Projetos do Poder Executivo e duas matérias do Parlamento Municipal. Por encontrar-se o Plenário em reforma, a Sessão ocorreu na Sala Presidencial. O vereador Isaac Lucas (DEM) presidiu o evento na ocasião, ficando Sérgio Bouez (PSB) com o ofício de secretariar a Mesa.

Dentre os projetos em destaque, entraram na Ordem do Dia o Programa de Estímulo e Regularização Fiscal que anistia a cobrança de juros e multas de contribuintes em dívidas com o IPTU, propostas para a Iluminação Pública, Operação tapa-buracos, Adicional de créditos, compra de combustível e lubrificantes para máquinas que irão operar no programa do Fitha, aquisição de caminhões basculantes e criação do Departamento de Tecnologia e Informática na Saúde Municipal.

A primeira Sessão Extraordinária de 2020 contou com as presenças do prefeito Cícero Noronha e do ex-prefeito Dúlcio Mendes. Todos os vereadores participaram da reunião.

Ações do documento