Resumo da terceira sessão ordinária da Câmara Municipal
Na noite de segunda-feira (17) ocorreu a terceira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guajará-Mirim no exercício de 2025. Nesta reunião várias indicações, proposições e requerimentos foram levados ao plenário para leitura, discussão, votação e decisões políticas.
A leitura de 11 Projetos de Lei do Poder Executivo e 01 do Poder Legislativo, de autoria da vereadora Cordélia Santana (PDT), também tiveram destaque na pauta das matérias propostas. 10 matérias do Poder Executivo versavam acerca de Abertura de Crédito Adicional ao Orçamento Geral Municipal.
Um Projeto de Lei do Palácio Pérola acabou servindo de ensejo para eloquentes discursos e acalorados debates. A redação propunha um convênio entre Prefeitura e Governo de Rondônia para celebrar um acordo através da Secretaria de Estado e Justiça para a cedência de mão de obra prisional em processo de reinserção social para execução de serviços públicos municipais com ganhos salariais tanto para apenados como para agentes de cárcere.
Quanto ao Projeto da vereadora Cordélia Santana, a súmula com o texto proposto objetiva dar atenção prioritária ao portador de fibromialgia nas agências bancárias, órgãos públicos e nas empresas públicas e privadas. Fibromialgia é uma condição crônica que provoca dores intensas nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos causando desconforto, cansaço, mal estar, dores de cabeça e problemas emocionais.
Após a leitura da redação de todos os projetos, estas matérias agora descerão para a análise e parecer das comissões da Casa.
Por Fábio Marques