Audiência discute projeto de valorização da economia noturna

por Wilque Soares da Silva publicado 11/04/2025 01h50, última modificação 11/04/2025 01h50
Audiência Pública com os setores de bares, restaurantes, casas noturnas e músicos da noite

Com o objetivo de fomentar os agentes da economia noturna de forma a garantir geração de emprego, renda, desenvolvimento cultural e motivar o turismo, aconteceu na manhã de quinta-feira (03) no Plenário da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, uma Audiência Pública com os setores de bares, restaurantes, casas noturnas e músicos da noite.

Com a condução do vice-prefeito Ricardo Maia, a reunião esteve contando com as presenças do presidente da Câmara, Sargento Eliel (PP), vereadores Elias Crispim (PP), Augustinho Figueiredo (MDB), Alexandre Melo (Podemos), Joaquim Pinheiro (PP) e Cordélia Santana (PDT), do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Paes, da representação da Polícia Ambiental e da Vigilância Sanitária.

Na ocasião se discutiu maneiras de se trabalhar em conjunto ajustes nos métodos regrados que hoje regulam o sistema funcional das empresas e das pessoas que operam neste ramo de atuação, poluição sonora, sossego público e processos que mecanizem mudanças nas obsoletas fórmulas dispostas nas leis vigentes.

Uma vez dada a palavra ao público presente, aqueles que quiseram se utilizar dos microfones puderam  se expressar, reclamar e sugerir adequações nos códigos que ordenam os rígidos compassos que muito atrapalham seus negócios. Queixaram-se também dos prejuízos causados pelas operações da Polícia Ambiental, que além do castigo com multas pesadas, apreendem suas caixas acústicas, aparelhos sonoros e até apetrechos musicais dos artistas como violões, guitarras, teclados e percussões.

No calor dos debates, ideias e prospectos foram levados em conta com a reta intenção de encontrar soluções para os problemas em conflito. Desde a criação de um Plano Diretor até emendas no Código de Postura, desde uma revisão no estudo de impacto de vizinhança até o sistema de medição de decibéis.

No consenso geral, todos findaram por concordar que é uma tradição já quase secular nos bares de Guajará-Mirim a atração musical, seja mecânica ou ao vivo, que funciona como um imã de captação para a frequência da freguesia.

Com cimento calcado nos reclames de todos os partícipes que trabalham nos ramos de atuação comercial voltados para a distração e lazer que objetivam as precisas melhorias no círculo de divisas para o município que por consequência reincidem na geração de emprego e renda, a Câmara Municipal deverá apresentar na Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (07), Projeto de Lei com emendas no Código de Postura Municipal mudando cláusulas para a redução nos valores cobrados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, assim como extensão na estipulação do prazo, extensão do horário funcional para a execução de ruídos sonoros e proibição de apreensão de aparelhos de som ou de equipagem musical dos artistas da cidade.

A Sessão ordinária de segunda-feira acontece a partir das 19 horas.

Texto/Fotos: Fábio Marques