Sérgio Bouez preside reunião com Tribunal de Contas sobre o PROFAZ

por Lindiberto Caldeira publicado 07/01/2019 16h24, última modificação 17/11/2022 21h48

Aconteceu na tarde deste feriado nacional, 15 de novembro, na Câmara Municipal, a reunião para tratar da primeira etapa do Plano Estratégico do Desenvolvimento Econômico Regional-Sustentável da região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré; pertencente ao (Profaz), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Na ocasião foram apresentados os resultados obtidos pelo Programa até o momento, bem como a metodologia que será aplicada nesta primeira etapa, de diagnóstico, programa este que foi criado em junho de 2017.

À mesa de autoridades, estavam o Presidente da Câmara, Sérgio Bouez; os conselheiros Francisco Caravalho, Francisco Júnior e o coordenador do programa PROFAZ, Benedito Antônio Alves; o Professor Delson da UNIR, o auditor de controle externo e coordenador executivo do Profaz, Marc Uiliam Ereira Reis; e o vice-prefeito Davino Serrath.
Estavam presentes os vereadores Kerling Brito, João Vanderlei, Roberto do Mercado e Adanildson Sicsú.

Entre outros benefícios, o programa capitaneado pelo TCE-RO, permitirá a modernização, atualização e consolidação da legislação tributária municipal, em sintonia com todas as normas em vigor. Essa ação visa contemplar um dos problemas detectados em auditorias e fiscalizações feitas pelo Tribunal.

O programa possibilitará a identificação da vocação econômico-sustentável dos municípios e das regiões do Estado; a regularização fundiária e a utilização de tecnologia e inovação voltados à produção, respeitando-se o meio ambiente; a redução da burocracia e atração de novas empresas; o despertamento do empreendedorismo e a melhoria das empresas locais no tocante à competitividade, o que poderá resultar, a médio e longo prazos, no fortalecimento da economia e das finanças municipais, com incremento da receita e, consequentemente, o bem-estar da coletividade.

Bastante satisfeito com a reunião, dada a importância deste programa para o desenvolvimento econômico de Guajará-Mirim, o Presidente Sérgio Bouez agradeceu a presença dos conselheiros, assim como ressaltou a participação, das entidades governamentais, não governamentais e servidores municipais.